O Centro de Documentação e de Publicações (CDP) da Fundação Cuidar O Futuro constituiu-se em Abril de 2004, com o objectivo de proceder à organização e conservação do acervo documental da Engenheira Maria de Lourdes Pintasilgo (1930-2004), por esta entregue à Fundação Cuidar O Futuro em regime de doação em 2002.
Em Fevereiro de 2006, com o objectivo de preservar e comunicar o património arquivístico à sua guarda e garantir a sua disponibilização em suporte digital e na Internet, o CDP iniciou o projecto Memória na Internet de Maria de Lourdes Pintasilgo, apoiado pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio, pela Caixa Geral de Depósitos, pela Fundação Calouste Gulbenkian, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Fundação Oriente.
A 23 de Janeiro de 2008, o CDP apresentou publicamente os resultados do referido projecto, com a inauguração deste portal. O número de downloads da documentação disponibilizada em linha, num total de 269 279, realizados entre 23 de Janeiro e 31 de Outubro de 2008, comprova o interesse do público por esta iniciativa.
Actualmente, o CDP prossegue o tratamento e a informatização do acervo Maria de Lourdes Pintasilgo, tendo em vista a abertura gradual à consulta pública da totalidade das unidades textuais e não textuais, nomeadamente as fotográficas, que o compõem.
A criação de uma biblioteca, composta por livros e publicações periódicas do espólio Maria de Lourdes Pintasilgo, além de um fundo bibliográfico a adquirir e de outras contribuições (doação, herança, legado, permuta), é outra das acções previstas.
Também o desenvolvimento de projectos editoriais, envolvendo documentação inédita do arquivo e/ ou os resultados das investigações promovidas no âmbito da Fundação Cuidar O Futuro, constitui outro campo de acção do CDP.
Nestes anos, a actividade editorial do CDP também se consolidou através da edição de três publicações, tendo para o efeito estabelecido parcerias com editoras nacionais.
Visão
Pretende-se valorizar o CDP como ponto de referência na reunião e organização de fontes relevantes para a história contemporânea, mas também pelos produtos disponibilizados, apostando na sua divulgação, acessibilidade e internacionalização através da dinamização de parcerias com instituições afins e do recurso às novas tecnologias.
Missão
As actividades incrementadas e a desenvolver pelo CDP obedecem aos seguintes propósitos:
- Adquirir, valorizar, comunicar e garantir a preservação a longo prazo do património arquivístico à sua guarda;
- Publicar múltiplos conteúdos de natureza cultural, social e histórica de interesse relevante para o conhecimento da história contemporânea de Portugal e do mundo;
- Desenvolver a existência digital de fontes de investigação científica e de conteúdos formativos e educativos;
- Contribuir para a construção e fortalecimento da identidade cultural e da cidadania europeia em ambiente digital.
Fins
Com a disponibilização em linha de parte substancial do arquivo histórico de Maria de Lourdes Pintasilgo pretende-se recuperar um património de importância singular para a memória portuguesa, seja por MLP ter ocupado um dos mais altos cargos da vida política do país, o de primeira-ministra, seja pelo protagonismo que alcançou nos circuitos nacionais e internacionais, ao longo de mais de cinco décadas, através da sua forte presença intelectual e cívica.
Espera-se, nos próximos anos, concluir o tratamento integral do fundo MLP e proceder também à recuperação, organização, preservação e comunicação de acervos documentais de proveniências diversas, inclusive de pessoas que participaram da vida pública portuguesa entre 1950 e 2004, especialmente daquelas cujas intervenções se cruzaram com MLP ou a acompanharam, de modo a promover o entendimento desse período histórico da vida nacional e do mundo.
Espera-se ainda consolidar a identidade do CDP mediante o desenvolvimento de algumas linhas de investigação, relacionadas com o prosseguimento dos fins estatutários da Fundação, através do fomento de acções de cooperação científica e cultural e da concretização de projectos com outras organizações, nacionais e estrangeiras.